Treinamentos

Postado em 01/02/2017
Formação de Cipeiros

A formação dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma obrigação da legislação brasileira (Norma Regulamentadora 05 - CIPA), que tem como objetivo formar pessoas que possam, além de suas funções, contribuir com a segurança do trabalho na fiscalização e orientação sobre segurança nas atividades de risco e ainda colaborar na organização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e programas de saúde ocupacional.

No treinamento os colaboradores aprendem sobre a responsabilidade atribuída como cipeiros, noções de segurança, primeiros socorros, combate a incêndio, investigação de acidentes, estatísticas, mapas de risco e legislação de segurança do trabalho.
 
 
PARTE EMPREGADOR
 
TITULAR(ES) SUPLENTE(S)
 
NOMES NOMES
Cláudio Donizete Alves Tonilan Machado Ferreira
Fabiana Bazzo Devanir Nunes Júnior
José Fernando Camerro Washington Luiz Barbieri
Adilson Justino Pereira Mario Jorge Cusinato
Júlio Cesar de Souza **********
 
PARTE EMPREGADOS
 
TITULAR(ES) SUPLENTE(S)
 
NOMES NOMES
Leticia Bellini Vieira Denilson de Oliveira Souza
Vilson Alves Souza Leonardo Adriano Eleutério
Itamar José de Celis Sandro Luiz de Oliveira
Lucas Aparecido Batista Romário Breno Santos
Tiago Carrer **********
  
Presidente:  Claudio Donizete Alves
 Vice Presidente: Tiago Carrer
 

Aplicação de Agrotóxicos

Foi realizado aos colaboradores o treinamento de Aplicação de Agrotóxicos, curso que tem como objetivo capacitar os trabalhadores conforme as recomendações da Norma Regulamentadora NR 31 do Ministério do Trabalho e Emprego, portanto, somente quem recebe essas informações estará apto e dentro da Lei para executar as tarefas pertinentes.

O curso é uma parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e é destinado a todos os trabalhadores rurais que têm contato com agrotóxicos. “Todos os participantes passam por uma capacitação (prova), se forem aptos, recebem um Certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR que tem validade em todo o território nacional”, explica a instrutora do SENAR, Maira Lacativa Lui.

Ainda segundo ela, os colaboradores aprendem a forma correta de manusear os agrotóxicos, como descartar as embalagens vazias e o uso correto dos EPI’s. “Além disso, eles também têm noções da produção de alimentos saudáveis, a saúde do aplicador e a preservação do meio ambiente”, destaca ela.

Treinamento CTEEP

A palestra “Riscos e Prevenção de Acidentes com Linhas de Transmissão da CTEEP" do Projeto Amigos da Energia, da empresa CTEEP, visa explicar o funcionamento das LTs (Linhas de Transmissões), a prevenção de acidentes e como proceder diante de algumas ocorrências.
O público alvo inclui as equipes agrícolas de topografia, preparo de solo, plantio, irrigação, colheita mecanizada, brigadistas e transporte.

O objetivo do treinamento é conscientizar a todos sobre os riscos que as Linhas de Transmissão oferecem. Durante a atividade são mostradas fotos e vídeos de situações reais e corriqueiras que acontecem no campo no dia a dia.
“Ensinamos a identificar as distâncias seguras para a realização das atividades, e quais procedimentos tomar diante de algumas ocorrências”, conclui Marcelo Wysling, da empresa Integratio, responsável pelo treinamento.

O encarregado de setor agrícola, Lourival Luiz Sisdelli, participou e disse que todo treinamento é bem-vindo, pois possuir as informações corretas a respeito da segurança é primordial aos colaboradores. “Para os colaboradores mais experientes é fundamental reforçar as regras de plantio e colheita com segurança. O risco é grande e não podemos brincar com a nossa vida”.