Viralcool é anfitriã de encontro dos Jovens do Setor Sucroenergético

Postado em 20/06/2018

No dia 13 de abril aconteceu uma das reuniões do grupo de Jovens do Setor Sucroenergético. A Viralcool foi anfitriã do evento que reuniu jovens lideranças e especialistas no setor, como o presidente da Datagro, Plinio Nastari, a advogada Samanta Pineda, e o presidente da Viralcool e Copercana, Antonio Eduardo Tonielo.

O objetivo deste encontro é a troca de informações e experiências entre os jovens líderes do setor sucroenergético, além de discutirem o mercado e suas estratégias, avaliação da safra e futuro do setor.

“Os jovens líderes de hoje devem ficar por dentro do setor sucroenergético e a troca de informações e sabedoria é muito importante para as empresas”, destaca Tonielo.

O diretor da Datagro, PlínioNastari, também discutiu as perspectivas a longo prazo do setor. “Elas são positivas, já a curto prazo o desafio é superar as distorções que estão sendo causadas pelo excesso de produção na Índia, Tailândia e com mercados protegidos como nos EUA, Japão e Rússia”.

Ele também apontou que o Brasil tem uma capacidade enorme de produção de energia limpa e de gerar empregos. “Isso é uma coisa extraordinária que está sendo reconhecida no mundo todo”.

Para a advogada Samanta Pineda, é importante ter a sensação de pertencer ao setor. “O setor sucroenergético tende a ser mais familiar e o planejamento sucessório não pode se dar sem que os herdeiros sintam que pertençam a ele e precisam entender do negócio. Então, é essencial essa troca de informações e experiências.

Outro ponto importante é fazer com que o setor possa se planejar”.

A parte política também é essencial, pois devemos ter representantes que defendam e entendam o nosso setor. Segundo Samanta, infelizmente, não temos uma forte representação em Brasília. Já no estado de São Paulo, os números são mais significativos, porém com políticas estaduais menos impactantes, visto que as leis federais imperam. “Em ano eleitoral é importante que os presidenciáveis saibam o que é a locomotiva do nosso país”, declarou ela.

O assunto do momento é o RenovaBio, que é uma política de Estado que tem como objetivo traçar uma estratégia conjunta para reconhecer o papel estratégico de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética brasileira. “Este programa é o sonho de consumo do setor, pois dá uma previsibilidade ao mercado sucroenergético e uma oportunidade de agregar tecnologia e investir para poder crescer. Além disso, temos a agricultura mais sustentável do mundo e a energia limpa que é uma revolução no mercado”, completou Pineda.