Viralcool realiza campanhas de saúde de acordo com o calendário mensal de cores

Postado em 31/01/2022

 

Você já deve ter reparado que as campanhas de saúde contra doenças envolvem cores dos meses. Esse calendário colorido da saúde tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos causados por algumas doenças.

Em suas redes sociais e através de cartazes e newsletters, as unidades da Viralcool participaram destas campanhas de mobilização nacional. Em Setembro a cor foi o Amarelo, que simboliza o mês de prevenção ao suicídio. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida.

O Outubro Rosa já é bem conhecido por ser o mês de combate ao câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

 

 

Já o Novembro Azul é a vez dos homens ficarem atentos ao câncer de próstata. No Brasil, um entre cada quatro homens não faz o exame médico necessário para detectar a doença. E o exame preventivo é fundamental para a cura do paciente.

O Dezembro Vermelho, campanha que se iniciou em 2017, marca a luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O ano iniciou com a campanha de Janeiro Branco, que tem por objetivo cuidar da saúde mental. A razão pela qual o mês de janeiro é o escolhido para a realização da campanha se deve ao fato de, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estarem mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.