Viralcool recebe Selo Verde Internacional por projeto de reflorestamento

Postado em 16/11/2022

O comprometimento com a sustentabilidade está enraizado na cultura do Grupo Viralcool, para que seja possível produzir o maior benefício, aliado à manutenção do equilíbrio necessário às gerações futuras. Envolver os colaboradores na discussão das questões ambientais é fundamental para orientá-los em novas posturas que envolvam o respeito ao meio ambiente, incentivando práticas mais sustentáveis e que visam a preservar a natureza. O Grupo Viralcool busca no equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais existentes e a sua exploração pela sociedade, com o objetivo de permitir que a geração atual se desenvolva e, ao mesmo tempo, garanta às próximas gerações a oportunidade de também dispor dos mesmos recursos para sua sobrevivência, isso é Sustentabilidade

E para isso, a Viralcool unidade Pitangueiras administra o plantio de mudas de árvores em áreas de preservação permanente, áreas degradadas e no entorno das nascentes de córregos e rios, protegendo assim as matas ciliares.

Além disso, de acordo com o Técnico de Meio Ambiente da Viralcool Pitangueiras, André Bresqui, a usina ainda faz doações de mudas para reflorestamentos municipais e doações para fornecedores e parceiros, pois conta com um viveiro próprio de mudas de árvores nativas e frutíferas, com capacidade para produzir 40 mil mudas/ano. Ele ainda ressaltou que nos últimos 10 anos foram doadas e plantadas mais de 500 mil mudas. Realizando esse trabalho com responsabilidade ambiental, seguindo as legislações vigentes de forma sustentável, trazendo de volta a fauna e a flora.

“Além de promover a preservação das espécies de plantas daquele local, a recuperação ecológica irá propiciar abrigo para fauna e fonte de recurso para diversas espécies de animais, criando corredores ecológicos, ajudando a proteger o solo de processos erosivos, aumentando a fertilidade natural e reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa, o chamado sequestro de carbono”.

Com este projeto o Grupo Viralcool recebeu o certificado do Selo Verde Internacional de Ações Sustentáveis da ANAMMA (Associação Nacional de Munícipios e Meio Ambiente), em parceria com a Rede Argentina de Municípios contra as Mudanças Climáticas (RAMCC), no 2º Fórum Internacional de Cidades Sustentáveis, Clima & Biodiversidade (FICS), que aconteceu em Maceió – AL.

A diretora de RH do Grupo Viralcool, Cláudia Tonielo, esteve presente na capital alagoana para receber o certificado e em nome do Grupo fez questão de agradecer a todos que contribuíram. “Dedico a toda a diretoria e colaboradores que cooperaram para alcançarmos este feito, pois é um trabalho conjunto. Esse reconhecimento é importante para nós que somos do agronegócio e para quem ajuda a construir um mundo mais sustentável”.