Viralcool utiliza o processo de meiosi da cana

Postado em 04/01/2017
Recentemente algumas usinas, como a Viralcool, estão aplicando o sistema de cana-de-açúcar por Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente). Mas afinal, o que é isso? 

Esta é uma forma antiga de plantio que havia sido deixada de ser aplicada devido ao avanço de plantio mecanizado. O método consiste em intercalar culturas de interesse econômico com o canavial para reduzir custos, otimizar o sistema de logística para o plantio de mudas e promover a melhora da área de cultivo, pois a meiosi protege o solo contra erosão no período de renovação do canavial. 
Como a própria sigla já diz (meiosi), as espécies convivem na área ao mesmo tempo, porém de maneira sistemática, onde são plantadas algumas linhas de cana-de-açúcar e outras espécie escolhida para o método. Soja, por exemplo, pode ser uma delas. A cana-de-açúcar plantada servirá como muda para a implantação do canavial completo, enquanto que a espécie escolhida para o método será responsável pelos benefícios desejados. 
"Fizemos mais de 700ha de reforma com meiose em vários espaçamentos dependendo da época do plantio, acreditando ter uma redução de custo de plantio em torno de 35%, além os inúmeros benefícios agronômicos que este tipo de manejo traz" explica o gerente agrícola da Viralcool, Fabio Toniello. 

Segundo informações da UDOP (União dos Produtores de Bioenergia), a escolha da espécie a se utilizar para a meiosi deve atender aos quesitos técnicos que se esperam da área de canavial, sendo que os mais utilizados são a proteção do terreno contra erosões, produção de palhada (diminuindo a germinação de plantas daninhas e a evaporação de água do solo), melhoria da disponibilidade de nutrientes no solo (aumenta a quantidade de matéria orgânica do solo), melhoria das condições físicas do solo (melhorando a aeração e penetração de água no solo), redução do tráfego de veículos e implementos pesados nas áreas de canaviais (reduzindo custos de transporte de mudas), além da redução dos custos com a adubação no canavial (principalmente dos insumos nitrogenados).