De 24 a 28 de junho, a Viralcool realizou a 6ª Semana de Combate às Drogas, onde além de cartazes e posts nas redes sociais alertando para os prejuízos que as drogas causam, também aconteceram apresentações teatrais na sala de treinamentos da Viralcool, que tiveram por objetivo conscientizar os colaboradores de uma maneira lúdica e divertida a respeito dos malefícios das drogas ilícitas e lícitas, como o álcool e cigarro.
Para a psicóloga da Viralcool, Aline Montechi Alexandre, a maior importância é conscientizar os colaboradores para buscar a prevenção. “O vício em drogas envolve não somente a pessoa, mas também a família, que fica prejudicada. A partir do momento que for constatado que a pessoa tem uma dependência química, o tratamento é a longo prazo”, disse ela, que também destacou que o diferencial desta semana foi o teatro para poder falar sobre esse assunto para facilitar a compreensão, já que é um tema delicado de se abordar.
Além dos problemas psicossociais, as drogas também causam problema físicos de saúde, como explica o médico do trabalho da Viralcool, Dr. Dimitri Visquetto. “As drogas trazem grandes malefícios para os usuários, como falta de concentração, falta de equilíbrio, déficit de atenção, e isso é muito prejudicial para o trabalho. Além disso, também podem causar AVCs, infartos, levando até a morte”.
As drogas prejudicam não somente o usuário, mas também a família e os colegas de trabalho. Por esta razão, a Viralcool considera importante os trabalhos de prevenção.