Perspectivas e investimentos para a safra 2017

Postado em 14/07/2017
A previsão de início da safra 2017 na Viralcool é para o começo de abril. Desta maneira, a entressafra segue a todo vapor e a empresa está fazendo vários investimentos para garantir uma maior produtividade, produção e moagem este ano. De acordo com o gerente industrial da Viralcool, Nadir Nascimento Junior, a estimativa é moer 2,7 milhões de toneladas.

“Os investimentos para esta safra começam pelo descarregamento de cana picada, incluindo um sistema de limpeza a seco para retirar parte da palha e terra que vai da lavoura para a indústria. Então está sendo montada uma nova mesa com esse sistema, visto que provavelmente este ano não teremos mais nada de cana inteira, apenas cana picada”.

E os investimentos não param por aí. Ele também destacou a melhoria da automação da moenda, que era controlada por um painel antigo e que agora está sendo feito um “retrofit” com a troca do sistema de automação. “Foi feita também a otimização da caldeira para melhorar a produção de vapor e eficiência, gerando uma economia de bagaço e, por consequência, aumentando a produção de energia elétrica”.

O grande investimento feito este ano foi na parte de tratamento de caldo e evaporação, onde foram substituídos alguns equipamentos antigos, por equipamentos novos com uma disposição e área de troca térmica maior, readequando assim para proporcionar economia de vapor e bagaço, conseguindo assim gerar mais energia. “Também acrescentamos um outro decantador filtrado para melhorar a qualidade do caldo que vai para a fábrica de açúcar”, explica Nadir. Falando na fábrica de açúcar, ela também passou por mudanças, pois foram substituídas algumas máquinas antigas.

O gerente industrial também contou que a Viralcool adquiriu um cozedor novo para cristalização. “Isso vai nos dar uma flexibilidade maior no processo, e com isso tudo esperamos um ganho de produtividade”.