Gestão Ambiental

A empresa confirma seu interesse em preservar os recursos naturais da região e sua preocupação com o meio ambiente. O respeito ambiental está enraizado na cultura empresarial, para que seja possível produzir o maior benefício, aliado à manutenção do equilíbrio necessário às gerações futuras. Envolver os colaboradores na discussão das questões ambientais é fundamental para orientá-los em novas posturas que envolvam o respeito ao meio ambiente, incentivando práticas mais sustentáveis e que visam a preservar a natureza.


Os 4 Elementos da Natureza:

1 - ÁGUA

Gestão da Potabilidade da Água
A Viralcool preocupada com o bem-estar de seus colaboradores e pensando sempre em adequações e melhorias contínuas, realiza um processo minucioso em relação à questão da potabilidade da água para o consumo humano. Agindo assim, monitora e segue rigorosos procedimentos embasados em legislações aplicáveis sobre as melhores maneiras de cuidar da sua água e dos reservatórios que são acondicionadas, tanto para o consumo de seus colaboradores quanto para o processo industrial.




Recursos Hídricos
O uso consciente dos recursos hídricos é característica da empresa que faz da sustentabilidade o pilar para o desenvolvimento tecnológico. A planta industrial consome apenas 0,78 m³ por tonelada de cana moída. Para isso utiliza-se de válvulas de controle automático mantendo o nível do depósito de água necessário para utilização na área industrial. A medição é realizada por um hidrômetro. A água para lavar os gases das Caldeiras trabalha em circuito fechado com a utilização de um Decantador de Fuligem, onde a fuligem, areia e terra passam por um filtro prensa para retirada do excesso de água e levado por caminhões basculantes para lavoura, sendo que a água utilizada nesse processo retorna para os lavadores de gases.
Os condensados da evaporação são utilizados em regeneradores de caldo (aproveitamento da energia), limpeza de equipamentos, embebição das moendas e principalmente nas caldeiras para produção de vapor.




Fertirrigação
Para usar água com eficácia, a empresa instalou um sistema de filtração e sedimentação, que tem como função retirar, de forma ordenada, a fuligem das caldeiras, junto com a areia e terra trazidas com a cana e os resíduos provenientes do tratamento de efluentes são destinados para a fertirrigação nas lavouras. Com o mesmo objetivo, também é realizada a limpeza, ou seja, a lavagem das áreas, tais como piso das moendas, Desmi, Dornas de Fermentação, Centrífugas e para isso são consumidos em média cerca de 5,05m³/h de água que posteriormente são encaminhados para os tanques de vinhaça para fertirrigação.




Limpeza a Seco
Toda a cana recebida para processamento passa pelo sistema de limpeza a seco, que passa pela mesa alimentadora com retirada de palha e terra, através de uma chapa oblongada, onde é enviada por esteiras para um silo e então é carregada em caminhões para a lavoura as impurezas vegetais e minerais presentes na matéria-prima. A principal vantagem do método é a economia de água, que é normalmente usada para a lavagem da cana.





2 - SOLO

Projeto de Adequação Ambiental
A Viralcool administra o plantio de mudas de árvores em áreas de preservação permanente e no entorno das nascentes de córregos e rios, protegendo assim as matas ciliares. Para isso, conta com um viveiro próprio de mudas de árvores nativas e frutíferas com capacidade para produzir 5.000 mudas. Colabora também com os municípios vizinhos, fazendo doações de mudas para reflorestamentos municipais e doações para fornecedores.




Colheita Mecanizada
A colheita mecanizada é utilizada em 100% da área produtiva, sua utilização garante a qualidade da matéria-prima e elimina a queima da cana como método despalhador. No campo, é esse método que permite a manutenção da palha sobre o solo o que torna o plantio direto mais eficaz. E assim, escolhendo métodos e técnicas sustentáveis, fecha-se o ciclo, possibilitando o plantio.




Conservação do Solo
Para preservá-lo a empresa adota princípios conservacionistas, como: plantio direto; curvas de nível; eliminação de sulcos e depressões no terreno; correção de acidez e fertilidade do solo; e descompactação e terraceamento.




Rotação de Culturas
A rotação de culturas consiste em alternar espécies vegetais numa mesma área agrícola. Bem planejado, o sistema melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo; auxilia no controle de plantas daninhas, doenças e pragas; repõe matéria orgânica e protege o solo da ação dos agentes climáticos.




Plantio
Neste sistema, adotado em 95% da área de plantio na empresa, a palha é mantida na superfície do solo, garantindo cobertura, maior retenção de água, incorporação de nitrogênio, proteção contra a erosão, contra a compactação e menor perda de nutrientes.





3 – AR

Controle Biológico de Pragas
O controle biológico de pragas procura integrar harmoniosamente o combate, visando a melhorias econômicas, sociais e ambientais pela diminuição do uso de defensivos agrícolas químicos. A empresa aplica o manejo integrado de pragas, usando a vespa "Cotesia flavipes" para controlar a broca da cana-de-açúcar.




Combustíveis Renováveis
Gradativamente a frota pesada da empresa está sendo renovada e o combustível é o diesel S10, reduzindo em até 90% as emissões de enxofre, menor emissão de material reciclado e a redução na emissão de fumaça branca, já a frota leve é toda a etanol, este produzido através da cana-de-açúcar, sendo muito menos poluente, reduz em cerca de 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, se comparado com a gasolina.





4 – FOGO

PAM - Plano de Auxílio Mútuo do Setor Agrícola
Uma preocupação constante são os incêndios, principalmente acidentais, que assolam áreas agrícolas e de preservação ambiental. Para combatê-los, a empresa criou o PAM – Plano de Auxílio Mútuo do setor Agrícola entre as Usinas e a Polícia Ambiental da região, que tem como objetivo estabelecer uma forma de coordenação de esforços e recursos a serem conjugados em benefício das partes, visando suplementar recursos humanos e materiais necessários, a fim de assegurar maior eficiência no atendimento contra incêndios florestais, em áreas de plantação de cana-de-açúcar, bem como nas áreas de vegetação a elas integradas ou contíguas, evitando ou mitigando riscos e prejuízos às pessoas, ao meio ambiente, às lavouras de cana-de-açúcar e ao patrimônio em geral.





Energia Limpa
A energia, de fato, move o mundo, alimenta todas as nossas atividades. Não há aqui apenas um responsável: as soluções encontram-se no esforço articulado de todos. Toda a empresa é alimentada pela energia que produz, gerada a partir do bagaço da cana. As matérias-primas abundantes e renováveis tornam o processo produtivo atrativo do ponto de vista econômico e ambiental. Por isso, a empresa também está certificada com o Selo Energia Verde, para empresas produtoras e consumidoras de energia limpa e renovável.





Gestão de Resíduos
A Viralcool realiza o descarte sustentável e ecologicamente correto dos resíduos gerados e que não podem ser jogados no lixo comum, tais como:

Resíduos classes I e II:
Sólidos contaminados com óleos e graxas (Filtros de óleo/ar, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), lã de vidro/rocha, terra, estopa, pano, plástico, papel/papelão, mangueiras, madeira embalagens e diversos contaminados);
Resíduos líquidos/pastosos contaminados com tintas e solventes;
Lâmpadas usadas e/ou quebradas com vapor de mercúrio;
Baterias usadas;

O lixo eletrônico gerado pela empresa e por seus colaboradores, também recebe atenção especial e destinação correta, sendo enviado a empresas que fazem a triagem e descontaminação dos mesmos.

Há também a coleta seletiva dentro da empresa com a separação de lixo (vidro/papel/metal/plástico/orgânico). Além disso, a empresa realiza a coleta e descarte consciente de reciclagem (plástico/papel/papelão/ráfia) juntamente com empresas certificadas a sua destinação final com certificações.

O Óleo lubrificante usado é separado e coletado por empresas certificadas e credenciadas.

Foi firmado um compromisso entre Viralcool e Vigilância Sanitária sobre a coleta do lixo ambulatorial juntamente a empresas certificadas.

A Empresa realiza a tríplice lavagem das embalagens vazias e o descarte juntamente com o fornecedor de defensivos agrícolas destas embalagens, fazendo assim o manejo correto e consciente em relação ao destino final.

Foi devido a essas ações corretas e sustentáveis de gerenciamento de resíduos que a Viralcool conquistou o CADRI- Certificado de Movimentação de resíduos de Interesse Ambiental, emitido pela CETESB.





Certificados Ambientais

Etanol Mais Verde: Ao longo dos anos a Viralcool conquistou selos ambientais importantes graças a sua preocupação com o meio ambiente. A partir da adesão ao Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, conquistou o certificado Etanol Verde e posteriormente a outra versão o Etanol Mais Verde, atendendo a requisitos ambientais mais criteriosos, esses certificados foram idealizado para incentivar a produção sustentável de biocombustível a partir da cana-de-açúcar.

Energia Verde: A empresa também está certificada com o Selo Energia Verde, para empresas produtoras e consumidoras de energia limpa e renovável.

RFS2: Ainda contamos com a validação de atualização na certificação do Programa RFS2 (Renewable Fuel Standard 2 – Padrão de Combustível Renovável) pela Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA), para comercialização do nosso Etanol nos Estados Unidos, para o estado da Califórnia e para outros países.

RenovaBio: E a mais recente certificação é o RenovaBio, que trata de uma política pública que une os aspectos econômicos e ambientais dos biocombustíveis, promovendo a descarbonização da matriz de transporte brasileira e permitindo ao Brasil ser exemplo de inovação e sustentabilidade na corrida pela transição energética que acontece no mundo hoje. Essa certificação vem para consolidar os processos sustentáveis da Viralcool, desde o preparo do solo, processo de industrialização e até a distribuição do etanol para o consumidor final. Fazendo assim um ciclo de evolução sustentável no cultivo e produção da cana-de-açúcar.


 

Conheça mais