Os 4 Elementos da Natureza:

1 - Àgua

Gestão da Potabilidade da Água

A Viralcool preocupada com o bem-estar de seus colaboradores e pensando sempre em adequações e melhorias contínuas, realiza um processo minucioso em relação à questão da potabilidade da água para o consumo humano. Agindo assim, monitora e segue rigorosos procedimentos embasados em legislações aplicáveis sobre as melhores maneiras de cuidar da sua água e dos reservatórios que são acondicionadas, tanto para o consumo de seus colaboradores quanto para o processo industrial.

Torneira

Recursos Hídricos

O uso consciente dos recursos hídricos é característica da empresa que faz da sustentabilidade o pilar para o desenvolvimento tecnológico. A planta industrial consome apenas 0,78 m³ por tonelada de cana moída. Para isso utiliza-se de válvulas de controle automático mantendo o nível do depósito de água necessário para utilização na área industrial. A medição é realizada por um hidrômetro. A água para lavar os gases das Caldeiras trabalha em circuito fechado com a utilização de um Decantador de Fuligem, onde a fuligem, areia e terra passam por um filtro prensa para retirada do excesso de água e levado por caminhões basculantes para lavoura, sendo que a água utilizada nesse processo retorna para os lavadores de gases. Os condensados da evaporação são utilizados em regeneradores de caldo (aproveitamento da energia), limpeza de equipamentos, embebição das moendas e principalmente nas caldeiras para produção de vapor.

Recursos Hidricos

Fertirrigação

Para usar água com eficácia, a empresa instalou um sistema de filtração e sedimentação, que tem como função retirar, de forma ordenada, a fuligem das caldeiras, junto com a areia e terra trazidas com a cana e os resíduos provenientes do tratamento de efluentes são destinados para a fertirrigação nas lavouras. Com o mesmo objetivo, também é realizada a limpeza, ou seja, a lavagem das áreas, tais como piso das moendas, Desmi, Dornas de Fermentação, Centrífugas e para isso são consumidos em média cerca de 5,05m³/h de água que posteriormente são encaminhados para os tanques de vinhaça para fertirrigação.

fertirrigacao

Limpeza a Seco

Toda a cana recebida para processamento passa pelo sistema de limpeza a seco, que passa pela mesa alimentadora com retirada de palha e terra, através de uma chapa oblongada, onde é enviada por esteiras para um silo e então é carregada em caminhões para a lavoura as impurezas vegetais e minerais presentes na matéria-prima. A principal vantagem do método é a economia de água, que é normalmente usada para a lavagem da cana.

Limpeza a Seco

2 - Solo

Projeto de Adequação Ambiental

A Viralcool administra o plantio de mudas de árvores em áreas de preservação permanente e no entorno das nascentes de córregos e rios, protegendo assim as matas ciliares. Para isso, conta com um viveiro próprio de mudas de árvores nativas e frutíferas com capacidade para produzir 5.000 mudas. Colabora também com os municípios vizinhos, fazendo doações de mudas para reflorestamentos municipais e doações para fornecedores.

Solo

Colheita Mecanizada

A colheita mecanizada é utilizada em 100% da área produtiva, sua utilização garante a qualidade da matéria-prima e elimina a queima da cana como método despalhador. No campo, é esse método que permite a manutenção da palha sobre o solo o que torna o plantio direto mais eficaz. E assim, escolhendo métodos e técnicas sustentáveis, fecha-se o ciclo, possibilitando o plantio.

Colheita Mecanizada

Conservação do Solo

Para preservá-lo a empresa adota princípios conservacionistas, como: plantio direto; curvas de nível; eliminação de sulcos e depressões no terreno; correção de acidez e fertilidade do solo; e descompactação e terraceamento.

Conservacao Do Solo

Rotação de Culturas

A rotação de culturas consiste em alternar espécies vegetais numa mesma área agrícola. Bem planejado, o sistema melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo; auxilia no controle de plantas daninhas, doenças e pragas; repõe matéria orgânica e protege o solo da ação dos agentes climáticos.

Rotacao De Culturas

Plantio

Neste sistema, adotado em 95% da área de plantio na empresa, a palha é mantida na superfície do solo, garantindo cobertura, maior retenção de água, incorporação de nitrogênio, proteção contra a erosão, contra a compactação e menor perda de nutrientes.

Plantio Meiose

3 - Ar

Controle Biológico de Pragas

O controle biológico de pragas procura integrar harmoniosamente o combate, visando a melhorias econômicas, sociais e ambientais pela diminuição do uso de defensivos agrícolas químicos. A empresa aplica o manejo integrado de pragas, usando a vespa "Cotesia flavipes" para controlar a broca da cana-de-açúcar.

Controle Biológico de Pragas

Combustíveis Renováveis

Gradativamente a frota pesada da empresa está sendo renovada e o combustível é o diesel S10, reduzindo em até 90% as emissões de enxofre, menor emissão de material reciclado e a redução na emissão de fumaça branca, já a frota leve é toda a etanol, este produzido através da cana-de-açúcar, sendo muito menos poluente, reduz em cerca de 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, se comparado com a gasolina.

Combustíveis Renováveis

4 - Fogo

PAM - Plano de Auxílio Mútuo
do Setor Agrícola

Uma preocupação constante são os incêndios, principalmente acidentais, que assolam áreas agrícolas e de preservação ambiental. Para combatê-los, a empresa criou o PAM – Plano de Auxílio Mútuo do setor Agrícola entre as Usinas e a Polícia Ambiental da região, que tem como objetivo estabelecer uma forma de coordenação de esforços e recursos a serem conjugados em benefício das partes, visando suplementar recursos humanos e materiais necessários, a fim de assegurar maior eficiência no atendimento contra incêndios florestais, em áreas de plantação de cana-de-açúcar, bem como nas áreas de vegetação a elas integradas ou contíguas, evitando ou mitigando riscos e prejuízos às pessoas, ao meio ambiente, às lavouras de cana-de-açúcar e ao patrimônio em geral.

Pam

Energia Limpa

A energia, de fato, move o mundo, alimenta todas as nossas atividades. Não há aqui apenas um responsável: as soluções encontram-se no esforço articulado de todos. Toda a empresa é alimentada pela energia que produz, gerada a partir do bagaço da cana. As matérias-primas abundantes e renováveis tornam o processo produtivo atrativo do ponto de vista econômico e ambiental. Por isso, a empresa também está certificada com o Selo Energia Verde, para empresas produtoras e consumidoras de energia limpa e renovável.

Geração de Energia

Gestão de Resíduos

A Viralcool se preocupa com o descarte correto e sustentável dos seus resíduos, que incluem sólidos e líquidos contaminados, lâmpadas e baterias usadas, lixo eletrônico e embalagens vazias. A empresa faz coleta seletiva, separa o óleo lubrificante usado e firmou compromissos para o descarte consciente do lixo ambulatorial. Com essas ações, a Viralcool conquistou o Certificado de Movimentação de resíduos de Interesse Ambiental emitido pela CETESB.

gestao_de_residuos

Certificados Ambientais

A Viralcool é uma empresa comprometida com o meio ambiente e a produção sustentável de biocombustíveis a partir da cana-de-açúcar. Graças a essa preocupação, a empresa conquistou diversos selos ambientais importantes ao longo dos anos, como o Etanol Verde e o Etanol Mais Verde, que incentivam a produção sustentável de biocombustíveis. Além disso, a Viralcool é certificada com o Selo Energia Verde e com o RFS2, que permite a comercialização do seu Etanol nos Estados Unidos. E a mais recente certificação é o RenovaBio, que consolida os processos sustentáveis da empresa, desde o preparo do solo até a distribuição do etanol para o consumidor final, permitindo ao Brasil ser exemplo de inovação e sustentabilidade na transição energética.

Viralcool Renovabio RF Etanol Mais Verde Aqui tem Energia