A empresa valoriza a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, enraizando esses valores em sua cultura empresarial. A participação dos colaboradores é fundamental para orientá-los em novas posturas que incentivem práticas sustentáveis e a preservação da natureza para as gerações futuras.
Por isso, possuímos procedimentos e programas preventivos que orientam os colaboradores quanto aos melhores processos operacionais (controle químico, combate a pragas e insetos, prevenção de incêndios etc.), além de disponibilizarmos mapas de uso do solo, preservando as áreas protegidas, pautados por indicadores de gestão.
Isso inclusive é fruto do trabalho que realizamos de administração de riscos e de aperfeiçoamento de processos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para o equilíbrio entre nossas atividades, o meio ambiente e a comunidade. Desta forma, cumprimos a legislação ambiental vigente e as normas federais, estaduais e municipais.
Ao longo dos anos a Viralcool conquistou o certificado Etanol Verde e, posteriormente, a outra versão: o Etanol Mais Verde. Atendendo a requisitos ambientais mais criteriosos, esses certificados foram idealizados para incentivar a produção sustentável de biocombustível a partir da cana-de-açúcar.
Programa de Certificação da Bioeletricidade, primeiro no Brasil focado estritamente na energia elétrica produzida a partir da biomassa de cana, tem como missão incentivar e ampliar a participação da bioeletricidade na matriz energética brasileira. Criado em 2015, o Programa de Certificação da Bioeletricidade foi idealizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).
Que trata de uma política pública que une os aspectos econômicos e ambientais dos biocombustíveis, promovendo a descarbonização da matriz de transporte brasileira e permitindo ao Brasil ser exemplo de inovação e sustentabilidade na corrida pela transição energética que acontece no mundo hoje. Essa certificação vem para consolidar os processos sustentáveis da Viralcool, desde o preparo do solo, processo de industrialização e até a distribuição do etanol para o consumidor final. Fazendo assim um ciclo de evolução sustentável no cultivo e produção da cana-de-açúcar.
O Grupo Viralcool foi premiado no 1º Prêmio Selo Verde Internacional Ações Sustentáveis – ANAMMA & RAMCC, de abrangência nacional e internacional. Este prêmio é aberto aos municípios, terceiro setor e iniciativa privada que comprovem suas ações de boas práticas e que sirvam como referência para outros segmentos - que já demonstrem resultados concretos, com políticas inovadoras, inspiradoras e que apresentam melhoria integrada da vida nas cidades, atendendo os objetivos propostos pela ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Brasil) e RAMCC - Red Argentina de Municípios frente al Cambio Climático (Argentina). A premiação foi contemplada por meio do projeto “Plantando o Futuro”, em que mostra as ações voltadas sobre o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas degradadas e ou de transição.
Esta Declaração de Verificação documenta que o BVQI DO BRASIL SOCIEDADE CERTIFICADORA LTDA realizou as atividades de verificação de acordo com as Especificações de Verificação do Programa Brasileiro GHG Protocol e a norma ABNT NBR ISO 14064-3:2019. As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) informadas pela Organização Inventariante em seu inventário de emissões, de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2024, são verificáveis e cumprem os requisitos do Programa Brasileiro GHG Protocol, detalhados nas Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol de Contabilização, Quantificação e Publicação de Inventários Corporativos de Emissões de Gases de Efeito Estufa (EPB).
O Selo Verde é uma certificação de validade anual destinada às indústrias, prestadores de serviços e da construção civil. O objetivo do programa é indicar aos setores suas responsabilidades ambientais, propor atitudes fundamentadas em valores pautados na preservação do meio ambiente, além de valorizar e incentivar as empresas que promovam a consciência socioambiental através de suas ações.
A Viralcool possui viveiro para produção de mudas de espécies florestais nativas, frutíferas e exóticas, formadas a partir de sementes coletadas em fragmentos florestais e com parcerias. Ao total, são mais de 120 espécies cultivadas e mais de 50 mil mudas/ano, estas para o plantio e replantio em áreas de proteção ambiental da própria usina e para fornecedores, iniciativa que faz parte da agenda de ações do nosso Programa de Adequação Ambiental e do Projeto Plantando o Futuro, colaborando com os municípios vizinhos, fazendo doações de mudas para reflorestamentos municipais e doações para fornecedores e colaboradores.
Desenvolvido com o intuito de promover a recuperação das nascentes das áreas próprias e de parcerias, estas têm um importante papel ambiental, ou seja, além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem as cidades ao de redor, elas também são fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma Área de Preservação Permanente (APP).