Água

Que é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a saúde dos seres vivos de todo o planeta.

Gestão da Potabilidade da Água

A Viralcool preocupada com o bem-estar de seus colaboradores e pensando sempre em adequações e melhorias contínuas, realiza um processo minucioso em relação à questão da potabilidade da água para o consumo humano. Agindo assim, monitora e segue rigorosos procedimentos embasados em legislações aplicáveis sobre as melhores maneiras de cuidar da sua água e dos reservatórios que são acondicionadas, tanto para o consumo de seus colaboradores quanto para o processo industrial.

Recursos Hídricos

O uso consciente dos recursos hídricos é característica da empresa que faz da sustentabilidade o pilar para o desenvolvimento tecnológico. A planta industrial consome apenas 0,51 m³ por tonelada de cana moída. Para isso utiliza-se de válvulas de controle automático mantendo o nível do depósito de água necessário para utilização na área industrial. A medição é realizada por um hidrômetro. A água para lavar os gases das Caldeiras trabalha em circuito fechado com a utilização de um Decantador de Fuligem, onde a fuligem, areia e terra passam por um filtro prensa para retirada do excesso de água e levado por caminhões basculantes para lavoura, sendo que a água utilizada nesse processo retorna para os lavadores de gases.

Os condensados da evaporação são utilizados em regeneradores de caldo (aproveitamento da energia), limpeza de equipamentos, embebição das moendas e principalmente nas caldeiras para produção de vapor.

Fertirrigação

Para usar água com eficácia, a empresa instalou um sistema de filtração e sedimentação, que tem como função retirar, de forma ordenada, a fuligem das caldeiras, junto com a areia e terra trazidas com a cana e os resíduos provenientes do tratamento de efluentes são destinados para a fertirrigação nas lavouras. Com o mesmo objetivo, também é realizada a limpeza, ou seja, a lavagem das áreas, tais como piso das moendas, Desmi, Dornas de Fermentação, Centrífugas e para isso são consumidos em média cerca menos de 4m³/h de água que posteriormente são encaminhados e incorporadas nos tanques de armazenamento de vinhaça, posteriormente utilizados na fertirrigação da cana-de-açúcar.

Limpeza da cana-de-açúcar à Seco

Toda a cana (matéria-prima) recebida para o processamento em suas duas mesas alimentadoras passam pelo sistema de limpeza a seco, que passa pela mesa alimentadora com retirada de palha e terra, através de uma chapa oblongada, onde é enviada por esteiras para um silo e então é carregada em caminhões para a lavoura as impurezas vegetais e minerais presentes na matéria-prima. A principal vantagem do método é a economia de água, que é normalmente usada para a lavagem da cana.

Comitê de Bacia Hidrográfica

O Grupo Viralcool, por meio do seu setor Ambiental, através ÚNICA - União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo e o SIFAESP - Sindicato da Industria da Fabricação do Álcool do Estado de São Paulo, representa os comitês de bacias hidrográficas do Baixo Pardo Grande, Baixo Tietê e do Pardo, por meio da Sociedade Civil do setor privado, em toda sua área de atuação das unidades, auxiliando os municípios e o estado na aprovação de Planos de Recursos Hídricos da bacia; nas questão voltadas aos possíveis conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros. Fazendo assim com que preservemos um dos nossos bens mais preciosos que é a nossa água.