Gestão de Resíduos

Os resíduos sólidos se constituem em material potencialmente poluidor do solo, caso a sua disposição não seja adequada, podendo desencadear outros problemas como poluição das águas superficiais, subterrâneas e aumento de vetores de doenças. O manuseio adequado destes resíduos, aliado aos procedimentos já existentes na empresa em suas áreas agrícolas e industrial, visam diminuir o risco de contaminação do solo.

A Viralcool gerencia o PGRS, o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, e o PGRSS, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, ambos conduzidos pela equipe interna da unidade. A condução desses programas buscam atender a legislação pertinente sobre PGRS, o DECRETO Nº 7.404, de 23/12/2010, que Regulamenta a Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e dá outras providências.

Essas normas padronizam os procedimentos de acondicionamento, armazenagem e controle dos resíduos, bem como, estabelecem planos de emergência e medidas de segurança para manuseio, armazenamento e o transporte deles, além de classificar os resíduos como perigosos ou não.

Realizando o descarte sustentável e ecologicamente correto dos resíduos gerados e que não podem ser jogados no lixo comum, tais como:

  • Resíduos classes I e II:
    • Sólidos contaminados com óleos e graxas (Filtros de óleo/ar, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), lã de vidro/rocha, terra, estopa, pano, plástico, papel/papelão, mangueiras, madeira embalagens e diversos contaminados);
    • Resíduos líquidos/pastosos contaminados com tintas e solventes;
    • Lâmpadas usadas e/ou quebradas com vapor de mercúrio;
    • Baterias usadas;
  • O lixo eletrônico gerado pela empresa e por seus colaboradores, também recebe atenção especial e destinação correta, sendo enviado a empresas que fazem a triagem e descontaminação dos mesmos.
  • A Coleta seletiva dentro da empresa com a separação de lixo (vidro/papel/metal/plástico/orgânico). Além disso, a empresa realiza a coleta e descarte consciente de reciclagem (plástico/papel/papelão/ráfia) juntamente com empresas certificadas a sua destinação final com certificações.
  • O Óleo lubrificante usado é acondicionado, separado e coletado por empresas certificadas e credenciadas.
  • Foi firmado um compromisso entre Viralcool e Vigilância Sanitária do munícipio de Pitangueiras/SP, sobre a coleta do lixo ambulatorial juntamente a empresas certificadas.
  • É realizado a tríplice lavagem das embalagens vazias e o descarte juntamente com o fornecedor de defensivos agrícolas destas embalagens, fazendo assim o manejo correto e consciente em relação ao destino final.

Foi devido a essas ações corretas e sustentáveis de gerenciamento de resíduos que a Viralcool conquistou o CADRI- Certificado de Movimentação de resíduos de Interesse Ambiental, emitido pela CETESB.