Mulheres do movimento sem-terra desocupam usina em Medeiros Neto

Postado em 10/03/2017
As integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) que ocupavam uma usina de cana de açúcar, em Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia, deixaram o local na tarde de quarta-feira (8). Cerca de 1.200 mulheres estavam na usina desde a madrugada de segunda (6). A ocupação fez parte da Jornada Nacional das Mulheres, que acontece sempre no mês de março em todo o país.

Segundo os organizadores, no extremo sul da Bahia, as manifestantes são contra o cultivo de eucalipto e da cana de açúcar. O grupo também critica a violação de direitos humanos e ações do governo federal, entre elas o projeto de Reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional. Além disso, elas reivindicam cinco mil hectares de terras da usina.

As manifestantes disseram que decidiram encerrar a manifestação depois que a direção da usina garantiu, em uma reunião, que vai destinar para as famílias uma área entre Medeiros Neto e Vereda. O tamanho da área não foi informado. Uma reunião foi marcada para segunda-feira (13) com o INCRA, em Salvador, para discutir o assunto.

Ocupação

A ocupação ocorreu nas dependências da Usina Santa Maria, dedicada à exploração da cana de açucar e à produção de etanol. A usina ocupada fica localizada na altura do Km-43 da BA-290. A Jornada Nacional das Mulheres, que começou dia 6 de março, vai até sexta-feira (10). Esse ano, o movimento tem como foco a luta contra os impactos na natureza provocados pelo modelo de produção do capital pelo agronegócio.
 

Fonte: G1