Tonelada de sorgo está custando quase 50% mais neste ano

Postado em 06/08/2018
Tonelada Sorgo

A tonelada do sorgo concentrado fechou julho cotada a R$ 472,67, segundo levantamento da Scot Consultoria. Esse preço médio, sem frete, representa aumento de 0,6% em relação ao mês anterior e de 46,4% frente ao mesmo período de 2017.

Considerando a praça de São Paulo, em julho foram necessárias 3,31 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada do grão. A valorização dos bovinos foi maior que a alta mensal do insumo, chegando a 1,9%, o que favoreceu a relação de troca para o pecuarista. No comparativo entre julho e junho, o poder de compra melhorou 1,3%, mas ainda assim está 30,7% pior frente a igual mês do ano passado.

O cenário de preços mais firmes para o milho, em função da menor oferta do lado vendedor e das exportações brasileiras aumentando, deverá dar sustentação às cotações do sorgo nos próximos meses.

De qualquer forma, considerando que a colheita do milho segunda safra e do sorgo em andamento podem elevar a oferta interna, pontualmente os preços poderão ceder em curto prazo.


Fonte: Canal Rural-UOL